Avançar para o conteúdo

1. Porque devo votar na Lista FC?

Porque a lista FC defende uma Escola mais moderna, mais exigente e mais competitiva, sem bloqueios, sem acomodação e com sentido de responsabilidade.

2. O que traz a lista FC de diferente?

Traz renovação real. Mais do que a rotatividade de cargos, apresentamos um compromisso genuíno com novos rostos, apostando em membros mais jovens, com energia, ambição e vontade de mudar sem abdicar da experiência necessária para decidir bem.

3. Isto é uma lista “de jovens”?

É uma lista de futuro. Privilegiamos novos protagonistas com perspetivas renovadas sobre a escola, superando a lógica da mera rotatividade de cargos. É uma lista equilibrada. Temos uma escolha clara: dar mais espaço a quem vai construir o futuro de Ciências, e não apenas geri-lo.

4. O que significa “modernizar” na prática?

Significa que iremos dialogar no sentido de tornar Ciências uma escola mais eficiente, mais atrativa e mais capaz de competir, tanto na investigação como na captação de talento e financiamento.

5. Como pretendem fomentar a capacidade de atrair alunos?

Através do escrutínio e do diálogo com a Direção para tornar a Escola mais competitiva. O nosso foco será na exigência de uma oferta formativa de qualidade, no reforço da reputação científica, e adaptando Ciências às exigências de um contexto cada vez mais global e exigente.

6. Vão ser oposição à Direção?

Não. Vamos fazer o que o Conselho de Escola deve fazer: escrutinar com rigor, apoiar o que está bem e exigir melhor quando for necessário.

7. O que querem dizer com “escrutínio sem bloqueio”?

Queremos decisões bem fundamentadas e não travar a Escola. Nem alinhamento automático, nem bloqueio sistemático.

8. Como é que os membros da lista FC garantem independência?

Com uma postura clara: decisões baseadas em princípios de integridade e rigor e com responsabilidade, e não em alinhamentos ou conveniências.

9. Como é que os membros da lista FC vão representar os docentes e investigadores?

Estando próximos, ouvindo e trazendo as preocupações reais para o centro das decisões. Representar não é ocupar um lugar, é dar voz à comunidade.

10. Esta lista representa toda a Escola?

Sim. Defendemos uma FCUL onde docentes, investigadores, estudantes e funcionários contam, sem exceções.

11. O que está verdadeiramente em causa nesta eleição?

A forma como a Escola é acompanhada, escrutinada e preparada para o futuro. Mais exigência ou mais do mesmo.

12. Porque é importante mobilizar colegas para votar?

Porque estas eleições decidem o rumo estratégico da FCUL. E o resultado depende diretamente da participação. Cada voto conta!

Porque estas eleições garantem a representação da comunidade no acompanhamento e fiscalização do rumo estratégico da Faculdade. O rigor da nossa gestão depende da tua participação. Cada voto conta!